Fazenda Alliança 2018-02-05T16:28:51+00:00

Project Description

Voltar

Fazenda Alliança

Fazenda Alliança Logo

Uma fazenda histórica dos tempos áureos do ciclo do café no século XIX, produtiva, agroecológica e orgânica certificada pela Ecocert há 6 anos.

Nossos diferenciais vão além da sede histórica, do circuito de café original, da gastronomia orgânica e da produção agropecuária agroecológica.

A Fazenda Alliança  vai proporcionar ao público visitante uma experiência do passado e do presente através de múltiplos sentidos:

  • A observação das búfalas;
  • A vida silvestre dentro de uma natureza preservada;
  • A degustação dos produtos orgânicos da fazenda;
  • A beleza dos interiores e a restauração efetuada durante 4 anos;
  • Os cheiros vindos da horta e do pomar histórico com a exalação do odor de cravo da índia vindo das arvores centenárias, o toque das arvores de fruto,
  • A observação dos antigos maquinários na tulha, dos troncos das arvores, as cantarias e as madeiras centenárias;
  • A Sede histórica, circuito de café e produção agropecuária agroecológica são instrumentos de educação do ponto de vista histórico, social, econômico e ambiental.

O conceito arquitetônico adotado pela arquiteta e proprietária Josefina Durini, é baseado em duas vertentes: a restauração histórica e a sustentabilidade das construções.

Adquiriu o gosto e a formação em restauração de patrimônio por influência de sua família que sempre foi ligada a grandes obras de restauração e a parte de sustentabilidade, da sua formação empresarial aliada a vários cursos de formação.

Josefina Durini restaurou e reconstruiu a sede durante 4 anos reutilizando na maioria das vezes materiais existentes na fazenda.

As construções agrícolas e pecuárias, como canteiros da horta, ordenha das búfalas, aprisco dos carneiros, galinheiro, além de outras, são construídas em material reciclado como madeira plástica de PET,  telhas de Tetrapack e materiais renováveis como  o bambu da própria fazenda.

A Arquiteta Josefina Durini concebeu o projeto de restauração e coordenou as obras e utilizou a mão de obra local para a execução do projeto.

A arquitetura de interiores da fazenda assim como a decoração é toda projetada por Josefina e o acervo existente é proveniente do acervo familiar e garimpado em inúmeras viagens pelo mundo!

Voltar