Enquanto os turistas que optam por destinos no Hemisfério Norte se inserem em m cenário clássico de inverno com pinheiros cobertos de neve e alegres mercados repletos de lembranças e guloseimas, quem viaja pelo Hemisfério Sul aproveita deliciosas praias e o prazer de andar de sandálias em algum hotel pé na areia.

No imaginário coletivo, inverno é sinônimo de frio e neve e alguns destinos oferecem experiências únicas que devem ser vividas pelo menos uma vez na vida. Um deles é a Lapônia finlandesa que, ano após ano, encanta a adultos e crianças com cores deslumbrantes das auroras boreais, longas noites que parecem não acabar nunca e aquela neve branca imaculada. Trata-se de uma viagem perfeita para ser oferecida a famílias que buscam por momentos especiais que nunca mais serão esquecidos.

Desde o mês passado, o Hotel Santa Claus (www.santashotels.fi/en/hotelsantaclaus) passou a oferecer uma novidade que não se restringe ao período natalino. Localizado na cidade de Rovaniemi, oferece quartos espaçosos com decoração sóbria e agradável, característica comum às propriedades em regiões nórdicas. O diferencial fica para a possibilidade de hospedagem externa em iglus recobertos por vidros que permitem a observação constante da maravilhosa (e gelada) natureza do entorno. Uma perfeita experiência Ártica!

Os bons esquiadores não conseguem passar uma temporada sem descer montanhas com neve impecável e fresca – a boa “poudreuse” como chamam em francês – em alguma estação de esqui. Todos buscam a mesma sensação de prazer, um misto de levitação, velocidade e vício. Uma dica imperdível para os amantes da emoção é a prática de heli-ski na Colúmbia Britânica, no Canadá. Esquiadores e snowboarders irão adorar as amplas pistas cercadas por belas geleiras e neve funda sem marcas localizadas entre as Montanhas Rochosas Canadenses e as intocadas Montanhas Purcell.

Para os amantes do calor, os destinos tropicais são sinônimos de praias de areia branca, muitas palmeiras e todo o tipo de esportes aquáticos. E não é preciso ir muito longe para ter tudo isso num só lugar. Uma sugestão de roteiro próximo de quem vive no eixo RJ-SP é Paraty. Pequeno porto esquecido durante anos, mas e totalmente preservado, o destino tem muito a oferecer pelas típicas ruas de pedras irregulares e no belo centro histórico.

Quem escolher a Casa Turquesa (www.casaturquesa.com.br), por exemplo, vai desejar ter férias eternas para nunca mais ter de voltar à realidade. A propriedade é marcada por serviços impecáveis e de um luxo despojado, impregnado da charmosa (e única) personalidade local. Para nossa sorte, o Brasil está ficando rico em pequenas propriedades como essas características.